Sobre Nós

O GPCET se compõe de muita pesquisa e produção de conhecimento, mas sobretudo de pessoas

Luis Felipe Dias Lopes
Líder e Fundador do grupo

Quem somos nós

"Desde sua criação, o GPCET tem o objetivo de gerar pesquisas com rigor e qualidade científica sobre comportamento, inovação, empreendedorismo e doenças comportamentais"

O Grupo de Pesquisa em Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho (GPCET), do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), foi criado no ano de 2014 pelo Prof. Dr. Luis Felipe Dias Lopes. Desde sua criação, o GPCET tem o objetivo de gerar pesquisas com rigor e qualidade científica sobre comportamento, inovação, empreendedorismo e doenças comportamentais, visando contribuir para o conhecimento das temáticas pertinentes a estas áreas. Além disso, contribui para a academia e às organizações de diferentes segmentos, nos aspectos que interferem a vida daqueles que nelas trabalham.
Nesta perspectiva, o sonho que havia de reunir as pesquisas em um livro do coordenador Prof. Dr. Luis Felipe, hoje pode-se dizer está se tornando realidade!

Tanto a saúde quanto o adoecimento do trabalhador, podem ser percebidos como fatores determinantes no ambiente organizacional. Fatores positivos do ambiente de trabalho como, por exemplo, engajamento, satisfação, florescimento, qualidade de vida, inteligência emocional, espiritualidade, florescimento, gestão estratégica de pessoas, liderança, competências, dentre outros, podem determinar o desenvolvimento, desempenho e produtividade individual e organizacional.

Todavia, um ambiente que apresenta aspectos negativos, pode predizer o adoecimento do trabalhador, gerando afastamento das atividades, estresse, Síndrome de Burnout, dentre outras doenças comportamentais. Em contrapartida, algumas estratégias de prevenção e enfrentamento podem ser realizadas pela gestão a fim de minimizar o impacto desses fatores geradores do adoecimento.

A gestão organizacional tem papel fundamental no que tange a definição, execução e acompanhamento de políticas e práticas de gestão de pessoas que conservem a saúde e integridade física e psicológica do trabalhador, garantindo que, a produtividade e qualidade, tanto de produtos, quanto dos serviços estejam atrelados ao bem-estar de seus trabalhadores.